Atividades Teóricas e Práticas

As melhores faculdades de zootecnia Unifeb
É essa divisão que motiva toda a história da dialética entre os conceitos teóricos
e práticos de uma faculdade. Agora, poderíamos aceitar essa divisão e admitir,
com Collini e Brewer, que a pura busca de conhecimento e cultura é uma
atividade intrinsecamente valiosa. Podemos até admitir que isso basta para
mostrar que os governos devem fornecer financiamento adequado para apoiar a
continuação dessas atividades nas faculdades e deixar que outros setores
desenvolvam aplicações econômicas onde puderem.
Mas essa defesa ainda negligencia algumas atividades importantes que muitos
consideram que as faculdades são. Por exemplo, os programas de artes liberais
frequentemente apresentam a educação moral de jovens adultos como um de
seus objetivos. Embora esse objetivo possa ser intrinsecamente valioso, é
distinto do objetivo do estudo teórico por si só. A divisão entre atividades teóricas
e práticas nos obrigaria a categorizá-la pelo lado prático, como algo que pode
resultar de atividades teóricas, e seria bem-vinda se ocorrer, mas que não deve
ser perseguido diretamente na faculdade.
Outro exemplo é a crítica social: muitos nas ciências humanas e sociais
consideram o objetivo de sua pesquisa e ensino não apenas para produzir
conhecimento por si só, mas especificamente para promover a causa da justiça
social ou outros projetos voltados para a melhoria da sociedade. Mas, como
observa J. P. Powell, o conceito teórico não está claramente alinhado com esse
objetivo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *