Imobiliárias resistem à concorrência digital

No entanto, as imobiliárias resistem à concorrência digital porque ajudam a encontrar um terreno comum e a realizar transações: nem sempre os indivíduos têm esse know-how. Com efeito, os agentes imobiliários são terceiros de confiança, reduzem o risco de assimetria de informação, evitam anúncios falsos, escolhem a dedo os compradores e são terceiros na negociação que permitem encontrar o preço certo. • Algumas pessoas procuram conselhos de corretores de apartamentos. Este último defenderá o ponto de vista do comprador e terá tempo para procurar um apartamento em seu lugar. Eles ainda não são difundidos na França, algumas centenas no máximo. Os agentes imobiliários são cada vez mais numerosos e as suas redes multiplicaram-se a tal velocidade que agora competem entre si… O seu número e a sua força de trabalho estão em constante crescimento.

Em 2020, o IAD conta com 8.000 agentes, Safti 4.000, Capifrance 2.100, Private Properties 2.000 e OptimHome 1.400. Essas redes de agentes capturam entre 13% e 15% das vendas de imóveis realizadas na França. Em primeiro lugar, uma visão de longo prazo é essencial. Porque após o marco de dois anos de existência, a garantia financeira de um mediador imobiliário aumenta para 110.000€ (ver secção “Obtenção da carteira profissional” na parte 6). E para a segurança do consumidor, algumas federações como a Fnaim chegam a pedir aos seus associados uma garantia financeira que supere as obrigações legais. Em segundo lugar, para escolher a sua localização, o agente imobiliário deverá ter em atenção: • zonas de alta captação e distritos em desenvolvimento; • nas transações realizadas anualmente e na concorrência; • na população — tanto no número de habitantes quanto no seu nível social, que é diretamente correlacionado com a sua capacidade de compra.

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